terça-feira, 23 de junho de 2009

Malas e colares de trapilho

Varios trabalhos em trapilho
Colar e Mala


Colares




Adicionar imagem

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sacos de trapilho
(vendido)



Puxa-sacos simples





Pano de cozinha em crochet





Flores de trapilho





Aventais de criança



A Kitty

Os pintos

A Puca

Bordados de Fantasia

Bordados de Fantasia


Bordados das Caldas
(Monograma com letra, sacos de cheiros,
toalha de rosto e de bidé e avental para garafas)


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ultimos trabalhos


  • Rainha D. Leonor de Lencastre

  • Chafariz das 5 bicas

  • S. António

  • Almofadas para o menino jesus

  • Almofadas p/alfinetes

  • Bonecos do Bordalo Pinheiro

(Os trabalhos mencionado, brevemente serão exposto aqui)


segunda-feira, 15 de junho de 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Historia do Bordado das Caldas da Rainha

O bordado das Caldas ou da Rainha, é um dos bordados mais sóbrios do país, pelas suas tonalidades. Teve a sua origem a partir de um passeio que a Rainha D. Leonor que ao estar no seu castelo da Vila de Óbidos fez ao ir para Alcobaça. Quando estava nas Caldas, parou porque ficou admirada de ver gente muito pobre a banhar-se numa pocinha de água efervescente, que estavam a lavar as suas maleitas. Quando ia a chegar à Tornada, ia a pensar no que tinha observado e voltou a trás, por isso mesmo essa localidade se chama "Tornada". A própria Rainha sofria de uma chaga e ela própria se banhou naquela água e começou a sentir-se melhor. A partir dai fico muito agradecida á aquele lugar, e para isso mandou construir o Hospital Termal no local onde brotava a água milagrosa, como não tinha dinheiro, resolveu vender os alamares de ouro do seu manto que lhe tinha oferecido o seu irmão.
As aias da Rainha ficaram muito sensibilizadas com o seu gesto e por isso resolveram ás escondidas bordar no seu manto com fios dourados. E assim nasce o bordado das Caldas da Rainha, continuaram a abordar nos serões de agulha e as aias passaram a vender os bordados há porta do hospital.

(07-06-2009
por Inês Timóteo
Eliminar
1 – 1 de 1

domingo, 7 de junho de 2009

Bordados das Caldas da Rainha

Os Bordados das Caldas fabricavam-se em linho de textura grossa, ligeiramente cru, de confecção caseira. Os primitivos eram executados com fios de linho, tintos por cozedura em chás de diferentes plantas e flores de carqueja, o que lhes dava a incerteza da cor e a beleza do matizado.
Actualmente, executam-se em tecido de linho, de alinhados finos, em linhas comerciais de algodão «perlé», de três tons. Os seus motivos são: arquinhos, «aranhiços», espirais, volutas, ângulos, repetições, corações – por vezes trespassados de setas – «carinhas» e «a birra de burro». Todos os elementos de cada motivo são simétricos, sendo a simetria o factor principal da composição do Bordado das Caldas. Na composição em repetição apenas os ângulos alternam, nos quatro cantos do quadrilátero, o mesmo motivo decorativo.
No entanto, os desenhos do bordado «ponto de cadeia» fogem à referida simetria e têm uma composição de flores variadas. Nos ângulos, a composição ostenta geralmente um pequeno coração; as espirais são mais largas e duplas, ficando os cantos enriquecidos, devido à quantidade de pontos utilizados. Também em cada ângulo, a bissectriz é o eixo do motivo ângulo, observando-se nos desenhos de maior formato dois «aranhiços» grandes, sendo um para cada lado. Na organização da composição é necessário que todas as curvas, arquinhos, espirais e «aranhiços» sejam tangentes às linhas rectas com que jogam. O formato é geralmente rectangular, conhecendo-se, vários em forma circular ou em quadrado perfeito. Os pontos são de recorte muito espaçado: o vulgo ponto de caseado, os pontos de grilhão, de pé de galo, de formiga, de coroa, de espinha e pequenos ilhós; alinhavados, interrompidos e brides.
De acordo com a professora Idalina Lameiras, como remate, em volta, estes bordados podem ser terminados com renda de bilros, feita em linha de algodão grosso, ou com franja executada num tear próprio, ou ainda, com bainha presa com os tais pontos de recorte largo e de pé de galo.