domingo, 7 de junho de 2009

Bordados das Caldas da Rainha

Os Bordados das Caldas fabricavam-se em linho de textura grossa, ligeiramente cru, de confecção caseira. Os primitivos eram executados com fios de linho, tintos por cozedura em chás de diferentes plantas e flores de carqueja, o que lhes dava a incerteza da cor e a beleza do matizado.
Actualmente, executam-se em tecido de linho, de alinhados finos, em linhas comerciais de algodão «perlé», de três tons. Os seus motivos são: arquinhos, «aranhiços», espirais, volutas, ângulos, repetições, corações – por vezes trespassados de setas – «carinhas» e «a birra de burro». Todos os elementos de cada motivo são simétricos, sendo a simetria o factor principal da composição do Bordado das Caldas. Na composição em repetição apenas os ângulos alternam, nos quatro cantos do quadrilátero, o mesmo motivo decorativo.
No entanto, os desenhos do bordado «ponto de cadeia» fogem à referida simetria e têm uma composição de flores variadas. Nos ângulos, a composição ostenta geralmente um pequeno coração; as espirais são mais largas e duplas, ficando os cantos enriquecidos, devido à quantidade de pontos utilizados. Também em cada ângulo, a bissectriz é o eixo do motivo ângulo, observando-se nos desenhos de maior formato dois «aranhiços» grandes, sendo um para cada lado. Na organização da composição é necessário que todas as curvas, arquinhos, espirais e «aranhiços» sejam tangentes às linhas rectas com que jogam. O formato é geralmente rectangular, conhecendo-se, vários em forma circular ou em quadrado perfeito. Os pontos são de recorte muito espaçado: o vulgo ponto de caseado, os pontos de grilhão, de pé de galo, de formiga, de coroa, de espinha e pequenos ilhós; alinhavados, interrompidos e brides.
De acordo com a professora Idalina Lameiras, como remate, em volta, estes bordados podem ser terminados com renda de bilros, feita em linha de algodão grosso, ou com franja executada num tear próprio, ou ainda, com bainha presa com os tais pontos de recorte largo e de pé de galo.

Sem comentários:

Enviar um comentário