Bom dia. O meu nome é Paula Soldado e trabalho nas Caldas da Rainha. Gosto muito de bordados e em especial do bordado das Caldas e gostaria de aprender a técnica. Não sou bordadeira profissional nem nada que se pareça, mas apenas gostaria de saber fazê-lo para um dia mais tarde (reforma!), me entreter. Além do mais, existe uma senhora no norte de portugal que faz investigação em termos de bordados a nível nacional, que também gostaria de acrescentar ao seu já vasto conhecimento a técnica do bordado das caldas e que estará a pensar deslocar-se cá e falar com bordadeiras para trocar conhecimentos. Assim, o meu contacto é no sentido de saber se estaria disponível para um encontro comigo e com a senhora que referi. Acrescento que esta troca de conhecimentos é apenas a nível académico e de recolha de elementos nada tendo a ver com propósitos comerciais da nossa parte. Fico a aguardar o seu contacto deixando o meu mail para tal (paula.soldado@sapo.pt). Muito obrigada pelo tempo que me dispensou. Paula Soldado
Sou uma bordadeira profissional há vários anos. Aprendi a arte do bordado das Caldas da Rainha no curso de Formação Feminina, e mais tarde, foi discípula da Prof.ª Idalina - a qual é uma referência nesta matéria. Esta Senhora e mais 2 ou 3 mantêm vivo este património cultural desta magnífica cidade! Mas até quando? Se as gerações vindouras não se interessarem pela aprendizagem desta arte, corre-se o risco da mesma se extinguir...
Brevemente colocarei novos trabalhos de Bordados de Obidos
Às pessoas que visitam o Blog deixem o seu comentário
Confecção Bordados Caldas
· Os Bordados das Caldas fabricavam-se em linho de textura grossa, ligeiramente cru, de confecção caseira. Os primitivos eram executados com fios de linho, tintos por cozedura em chás de plantas e flores de carqueja, o que lhes dava a incerteza da cor e a beleza do matizado. · Actualmente, executam-se em tecido de linho, de alinhados finos, em linhas «perlê» de três tons, da DMC. · Os seus motivos são: arquinhos, aranhiços, espirais, volutas, ângulos, repetições, corações, por vezes trespassados de setas, carinhas, coroas, camaroeiro. Todos os elementos de cada motivo são simétricos, sendo a simetria o factor principal da composição do Bordado das Caldas. Na composição a repetição se repete nos quatro cantos, tendo o mesmo motivo decorativo. · No entanto os desenhos do bordado moderno (ponto cadeia) fogem à referida simetria e tem uma composição variadas de flores. Observando-se nos desenhos de maior formato dois aranhiços grandes, sendo um para cada lado. Na organização da composição é necessário que todas as curvas, arquinhos, espirais e aranhiços sejam tangentes às linhas rectas com que jogam. O formato é geralmente rectangular conhecendo-se vários em forma circular ou em quadrado perfeito. · Os pontos são de recorte espaçado, o vulgo ponto caseado, o ponto grilhão, o pé-de-galo, de formiga simples, formiga duplo, ponte de coroa, de trança, de espinha, pequenos ilhós, pé-de-flor em relevo, brides, alinhavados interrompidos, cadeia, ponto de recorte desencontrado. · De acordo com a grande mestra professora Idalina Lameiras, como remate em volta podem ser terminados com renda de bilros, ou com franja executada no tear com as próprias linhas ou ainda presa com os tais pontos de recorte e de pé-de-galo.
Trabalhos dos quais me ocupam mais tempo são os bordados, os quais também dou formação como: Bordados da Caldas Rainha, Bordado Óbidos, Viana do Castelo, Castelo-Branco, crivo de Nisa, algumas bainhas abertas, crochet, tricot, costura para mim, gosto de ponto cruz mas faço pouco. Gosto de pintar caixinhas e decorá-las, fazer colares de bijutaria simples, colares de trapilho, aventais, puxa-sacos, malas de trapilho, etc… tudo o que seja ligado a artesanato urbano e que saiba fazer, há muitas técnicas que não domino, mas gosto.
Adoro pintura, por causa dos bordados não faço.
Guloseimas: sou gulosa por isso sou gorda, gosto de quase todos os bolos, menos os que estão cheios de creme, gosto muito de bolos secos…..
Sou a Maria dos chás.
Os materiais são das técnicas que domino.
TROCA DE FÈRIAS
Escolher o tema ou temaspreferidos (crochet,ponto cruz, decoupage, feltro, trapilho, pintura).
- 1 peça feita por nós - materiais que a parceira use - doces; miminhos
Bom dia.
ResponderEliminarO meu nome é Paula Soldado e trabalho nas Caldas da Rainha. Gosto muito de bordados e em especial do bordado das Caldas e gostaria de aprender a técnica. Não sou bordadeira profissional nem nada que se pareça, mas apenas gostaria de saber fazê-lo para um dia mais tarde (reforma!), me entreter. Além do mais, existe uma senhora no norte de portugal que faz investigação em termos de bordados a nível nacional, que também gostaria de acrescentar ao seu já vasto conhecimento a técnica do bordado das caldas e que estará a pensar deslocar-se cá e falar com bordadeiras para trocar conhecimentos. Assim, o meu contacto é no sentido de saber se estaria disponível para um encontro comigo e com a senhora que referi. Acrescento que esta troca de conhecimentos é apenas a nível académico e de recolha de elementos nada tendo a ver com propósitos comerciais da nossa parte.
Fico a aguardar o seu contacto deixando o meu mail para tal (paula.soldado@sapo.pt).
Muito obrigada pelo tempo que me dispensou.
Paula Soldado
it is very good to have the very good Embroidery Digitizing Service in the mood for it to be hit u784675^&$%^$#65
ResponderEliminar